voltar

Terezinha Nunes repercute na Alepe o tema da redação do Enem 2017

A deputada Terezinha Nunes (PSDB), repercutiu na tarde desta segunda (6), na Alepe, o tema escolhido pelo Ministério da Educação (MEC) para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que abordou os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.

Para a deputada, o tema incentiva cursinhos pré-vestibular a focar ainda mais na questão da pessoa da com deficiência, gerando assim um maior conhecimento da sociedade em geral para o segmento. “A discussão proposta pelo MEC foi, para nós, motivo de comemoração. Na coordenação da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, tenho discutido assuntos como esse, semanalmente, durante nossas reuniões. Esse debate faz com que a sociedade enxergue aqueles que ela ainda mantém como invisíveis. Temos muito o que conquistar ainda, mas refletir sobre a necessidade de incluir os surdos na redação desse ano já foi um grande avanço”, destacou a tucana.

O Brasil tem hoje 10 milhões de pessoas surdas, o equivalente a 5% da nossa população. Segundo a Associação de Surdos de Pernambuco, 7% dos pernambucanos têm deficiência auditiva, somando um contingente de 328 mil surdos.